segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[Opinião] Dúvidas do pós-eleitoral

Reprodução de texto publicado no meu perfil pessoal, no facebook:


Ao refletir sobre o cenário político que irá entrar em vigor a partir de 2015 cheguei a um questionamento: como um cidadão comum pode acompanhar e entender o que acontece nas entidades governamentais que tanto influenciam sua vida?

Me lembro lá de 2010, da polêmica campanha do humorista Tiririca: "se eleito, eu te conto o que um deputado federal faz". Mas, todo esse tempo depois, acho que ainda ninguém ficou sabendo o que um deputado faz mesmo.

Será que uma das causas do distanciamento claro que existe entre sociedade e seus políticos não está fundamentada na falta de meios de compreender o que afinal esses caras todos fazem? 

Só de olhar por cima esse sistema caótico soa assustador, onde centenas de deputados apresentam milhares de projetos e apenas uma dezena ou mais são, de fato, úteis e chegam a ser aprovados. E como funcionam seus gabinetes? Pra que serve as verbas que tornam os deputados brasileiros uns dos mais caros do mundo?

É muito fácil e óbvio que a pessoa comum, sem acesso a essa informação, vai chegar a conclusões simplistas como "o dinheiro vai pro bolso deles". Não que isso não possa ser em parte verdade, MAS, não seria muito melhor saber do que se está falando?
Fica aqui essa minha questão e questionamentos. Como fazer para que a política não seja "aquele assunto chato que nos incomodada de 2 em 2 anos, nas votações"?





Talvez seja impossível chegar a esse ideal da informação simples, mas não custará nada tentar. Pelo menos só assim sentirei que, como membro da sociedade, estarei fazendo minha parte.

Nenhum comentário: